segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Vitória e sofrimento...




Você já ficou sem dormir mais de três dias seguidos?
Provavelmente não!
Durante um treinamento militar no Interior de Minas Gerais, minha tropa ficou praticamente 10 dias sem dormir, intercalando instruções e práticas das intruções, durante todo o dia e a noite também. Os instrutores se revezavam para descansar...
Depois do terceiro dia sem dormir, muitos dos meus companheiros já davam mostras de que algo estava mudando em suas reações. No oitavo dia sem sono, sem banho, com água e comida racionadas e de exercício puxado, lembro que cãibras musculares eram comuns, dormir em pé e acordar caindo era comum e acontecia até de dormirmos andando...
Fomos feitos prisioneiros e levados para um campo de concentração.
Onde fomos torturados física e psicologicamente.


No último dia tivemos que caminhar pelo meio da mata até a cidade mais próxima, que estava a aproximadamente 60 kilômetros de distância...muitos desistiram, outros ficaram impedidos de andar devido aos enormes ferimentos nos pés outros se perderam e tiveram que ser resgatados por equipes de apoio...enfim poucos chegaram caminhando com seus pés.
Minhas roupas íntimas haviam apodrecido, minhas meias misturavam-se com sangue e lama dentro dos meus coturnos...eu caminhava quase em estado de choque...não tinha bússola, carta ou arma, só a presença de cinco companheiros tão ou mais prejudicados que eu. Eu olhava para aqueles olhos fundos, barbas por fazer e buscava força em Deus para continuar.
Mas o que mais me chamou a atenção em toda essa experiência, até sonho com isso as vezes, foi o momento em que avistei a pequena cidadezinha toda enfeitada.
Uma faixa enorme dizia: Sejam Bem-vindos! Vocês conseguiram!


Embaixo daquela faixa, havia uma mesa gigantesca com tudo que se pode imaginar de guloseimas, frutas, chocolates, bolos, bebidas, além de médicos e enfermeiros para tratar dos nossos ferimentos e viaturas para nos levar de volta aos nossos alojamentos onde poderíamos tomar banho, trocar de roupa e dormir.
Uma multidão, cercava a rua dos dois lados e aplaudia cada um que chegava, sujo, mancando, roupa rasgada, chorando, mas chegava...a cidade toda estava presente!
Por um momento, todos os instantes em que estive para desistir passaram pela minha cabeça.
Mas agora estava ali e nenhum sofrimento que vivi naqueles dez dias, se comparava àqueles segundos de reconhecimento e vitória.
Me dirigi aos meu companheiros e disse:
- Já que chegamos até aqui, vamos entrar em forma!
Seis farrapos entraram na cidade marchando sob aplausos e lágrimas...
Vale a pena tentar um pouco mais!
Seu limite é sempre um pouco mais a frente... e...

O gosto da vitória atribui valor ao sofrimento!



"Problemas que vêm com a vitória são mais agradáveis do que os da derrota, mas igualmente difíceis."
Winston Churchill
Share/Bookmark
Não serão publicados comentários anônimos, nem ofensivos! Se quiser comentar, mostre sua cara, seja educado e coerente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário