terça-feira, 16 de março de 2010

Pilates: corpo malhado sem musculação...

 
Por motivos alheios a minha vontade fui obrigado a me manter sedentário por um bom tempo.
Acostumado a  uma atividade física mais intensa, logo começaram a aperecer pneuzinhos, barriga, dores musculares, fadiga, mau funcionamento do intestino, enfim, uma catástrofe!

Como meus filhos são adeptos do Krav-Magá, fui assistir a uma aula dessa técnica de defesa pessoal considerada a mais eficiente do mundo. Fiquei cansado só de olhar...

Continuei minha peregrinação por algo que me colocasse em forma mas que não fosse uma tortura como as academias atuais, sempre super lotadas, fedidas e com resultados muitas vezes desastrosos. Na semana passada passei em frente a uma academia e vi escrito "Pilates", lembrei-me que já tinha lido sobre esta técnica e resolvi entrar.

A Bárbara, a atendente, me explicou um pouco sobre o método e me levou até uma sala assustadora, com mesas e cadeiras que pareciam ter saído de uma sala de torturas da época da inquisição. 




O preço também não era lá muito em conta, mas quando resolvi pesquisar sobre o assunto, me animei e mês que vem começo a fazer o tal do "Pilates".

Resolvi então deixar o resultado da minha pesquisa aqui, espero que seja tudo verdade e que funcione pra mim e pra você que desejar entrar nessa aventura comigo!

“Qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o Pilates.”

O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates na Alemanha na década de 20. e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Isso stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

Segundo seu criador, após as 10 primeiras aulas você sente que o seu corpo mudou, após 20, as mudanças são visíveis e após 30 as pessoas a sua volta começam a notar. O exercício, feito constantemente proporciona uma reestruturação postural através do condicionamento físico. "A postura muda, a pessoa parece que cresce, o peito fica mais aberto, a coluna e a cabeça entram no lugar" diz a professora Sibele Pires, 33, aluna de Inélia. Ela trabalha com o pilates há dois anos e diz que os resultados são excelentes para a postura, o condicionamento físico, força e flexibilidade.

As aulas funcionam como personal. De preferência num estúdio, equipado com aparelhos com molas, pranchas e nomes bastante curiosos: Cadillac, Baby Chair, etc. os exercícios devem ser executados de maneira correta, visa-se qualidade e não quantidade, são feitas poucas repetições.

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates através dos seus exercícios, fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos
         
sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

As aulas apresentam:
- Exercícios suaves e eficazes;
- Poucas repetições de cada movimento;
- Grande repertório de exercícios;
- Aulas únicas, evitando monotonia;
- Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
- Resultados rápidos e duradouros;
- Construção de uma postura correta e natural;
- Não há desgaste físico.

Benefícios:
- Aumenta a resistência física e mental;
- Alongamento e maior controle corporal;
- Correção postural;
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Melhora da coordenação motora;
- Maior mobilidade das articulações;
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
- Fortalecimento dos órgãos internos;
- Aumento da concentração;
- Trabalha a respiração;
- Promove relaxamento.

Movimentos elegantes

“Os corpos treinados pelo método são fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes”, garante Alice Becker, instrutora e proprietária do Physio Pilates, estúdio em Salvador (BA). “Lembro de uma ex-aluna que dizia que tinha a sensação de estar percorrendo um salão de baile com roupas fluidas, ainda que estivesse atravessando a faixa de pedestre”, conta Alice.

Para quem não gosta do ambiente agitado das academias, pilates é ideal, pois permite um corpo malhado sem puxar ferro. 

Até a Daiane dos Santos entrou nessa, deve ser bom!






Alunos de todas as idades mostram algumas técnicas do "milagroso" Pilates:






Vamos malhar?

Share/Bookmark
Não serão publicados comentários anônimos, nem ofensivos! Se quiser comentar, mostre sua cara, seja educado e coerente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário